Quais os riscos relacionados a Obesidade?



O que é Obesidade?

A obesidade é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal. É uma doença crônica, que envolve fatores sociais, comportamentais, ambientais, culturais, psicológicos, metabólicos e genéticos.
Constam diversos fatores de riscos relacionado a obesidade: distúrbios associados a resistência à insulina, a redução da tolerância oral à glicose, a diabetes tipo 2, os distúrbios cardiovasculares, a doença coronária, enfarte agudo do miocárdio, a hipertensão arterial, os distúrbios biliares entre outros.
Estratégias de tratamento devem estar disponíveis para os indivíduos que já são obesos ou que estão em risco de desenvolver obesidade e/ou as suas co-morbilidades. Quando o IMC ≥ 30 e o risco de morbilidade associado é muito elevado, é aconselhável um plano de redução de peso seguido de um plano de manutenção de peso a longo prazo. Quando o risco é extremamente elevado (IMC≥40) e o tratamento convencional falhou em reduzir o peso apropriadamente, o paciente deve ser referenciado a uma consulta especializada para que a necessidade de cirurgia seja devidamente avaliada.
A dietoterapia da doença relacionada a obesidade é a base de alimentos de baixa densidade energética, isto é, restrita em alimentos fonte de açúcares (carboidratos simples) e álcool e rica em alimentos fonte de fibra alimentar, vitaminas, sais minerais e água. Deve-se ter como meta a reeducação alimentar de padrão alimentar saudável, atividade física com frequência e acompanhamento nutricional.

Consulte um nutricionista para a prevenção de doenças, tais como a obesidade. Além disso, para aprender a se reeducar nos hábitos alimentares, chegar ao peso desejado e tratar a obesidade de uma forma correta. Não deixe para última hora!
Nutricionista Tamiris Ignatowicz   CRN 6051P  / 48 99807 1395

Comentários